11 de set. de 2008

ideia genial....essa Globo não tem preço...a melhor com certeza..participe você também..!!!




Globo Amazônia ultrapassa 3 milhões de protestos contra o desmatamento

Em dois dias, mais de 100 mil pessoas passaram a usar o aplicativo.
Mapa mostra devastação da floresta em tempo real.
s manifestações foram realizadas pelos mais de cem mil usuários que instalaram o mapa (veja aqui como fazer). Integrado com a rede social Orkut, o Amazônia.vc permite o acompanhamento, em tempo real, dos focos de destruição da floresta amazônica.



Para quem quer participar ativamente da luta contra a devastação da floresta, o mapa interativo abre espaço para o registro de protestos, que serão utilizados pelo Globo Amazônia como subsídio para a realização de reportagens.



Ranking de reclamações



Desde a estréia, o estado em que mais houve protestos foi o Pará, onde os usuários deixaram 1.485.648 manifestações. Em segundo lugar ficou o Mato Grosso, com 521.994 protestos, seguido de Rondônia, que registrou 425.276 reclamações.

O ranking dos estados nos protestos contra queimadas e desmatamentos é proporcional à destruição das suas matas. No último levantamento divulgado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que mediu a perda da floresta em julho, o Pará foi o local onde houve mais desmatamento.

Nesse estado, 236 km² de mata foram retirados em apenas um mês. Mato Grosso ficou em segundo lugar, com 33 km² de florestas derrubadas, seguido pelo Amazonas, onde os satélites do Inpe detectaram 24 km² de destruição.

Amazônia em chamas


Neste momento, há mais de 1900 focos de incêndio na Amazônia brasileira. O número não é uma avaliação ou uma projeção, mas um dado real baseado em acompanhamento por satélite realizado no instante em que este texto é escrito.


Informações desse tipo eram, até agora, de difícil acesso para quem não é especialista na área. Com o portal Globo Amazônia, tudo fica mais fácil. Ele foi desenvolvido pela Globo.com e pela Central Globo de Jornalismo, a partir de uma idéia surgida na redação do Fantástico.

O mapa interativo, chamado de Amazônia.vc, é abastecido continuamente com informações enviadas por satélite para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados - que são os mais precisos e confiáveis sobre a região - passam por até seis atualizações diárias. Isso significa que é possível, por exemplo, acompanhar um foco de incêndio no momento exato em que ele está acontecendo. E protestar contra isso.




No mapa Amazônia.vc, são apresentados, em uma só tela, os dados de dois sistemas criados pelo Inpe: o Monitoramento de Focos de Queimadas e o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).

O primeiro recebe informações de satélites europeus e americanos que rastreiam a radiação emitida pelas chamas. E o Deter mostra os pontos de desmatamento da floresta.



Exemplo mundial


Fotos tiradas por diversos satélites brasileiros e internacionais são analisadas por uma equipe de especialistas do Inpe, que destacam todas as novas áreas derrubadas. É o mais completo sistema de monitoramento de desmatamento do planeta. "O Brasil é exemplo para o mundo nessa área", avalia o geógrafo Dalton Valeriano, coordenador do Programa Amazônia do Inpe.

De acordo com o coordenador, outros países também tentam vigiar suas florestas por satélite, mas nenhum o faz com a freqüência e a precisão do Brasil. "A Rússia diz que faz, mas a comunidade internacional desconfia de seus dados. Já a Índia faz um monitoramento por amostragem, em pontos localizados a cada 10 quilômetros. A Austrália também faz algo semelhante, mas tem muito pouca área de floresta."
acesse.. www.Globoamazonia.com..e ajude tb..!!Parabéns pelo trabalho..denuncie ..esse projeto sempre foi dos meus sonhos!!!pode voar tranquilas borboletas e borboletos..
a AMAZONIA ESTÁ SENDO VIGIADA POR NÓS......UHULLLLLLL

Nenhum comentário: